sábado, 15 de novembro de 2008

essa pérola eu tenho que compartilhar...


saiu em um guia de entretenimento e cultura aqui de mogi das cruzes (sp) chamado "acontece mogi" (n. 27, da semana passada); eu juro que quando vi achei que era gozação... mas a parada é séria!! nem sei como comentar... o fato é que a gente (eu, pelo menos...) espera de um veículo de comunicação com tal pretensa proposta uma coisa um pouco diferente, algo assim como mostrar caminhos alternativos, fornecer informações novas, dentro de critérios minimamente exigentes quanto à qualidade das coisas; bom, anunciar um lanche do "tio ronald" e ainda rasgar seda para uma rede símbolo do capitalismo selvagem que só vende refeições industrializadas de sabor "pasteurizado" (embora eu também goste disso...) não me parece algo muito interessante e muito menos uma grande prestação de serviço à população em geral... sem falar que quase ninguém conhece o macdonald's, né? além disso, não há "dia de mclanche feliz" - quem é ingênuo pra não saber que eles também ganham rios de dinheiro com isso, pois é só lembrar da dedução nos impostos...) que consiga minimizar o imperialismo econômico desses fazedores de sanduíches "matadores de fome"; até hoje eu não me conformo com aquela campanha publicitária na qual eles assumiram isso!! bom, desse jeito a gente só pode pensar que a referida publicação não tem proposta nenhuma a não ser a de fabricar dinheiro para si mesma... eles podiam pelo menos, ao invés do título "dica gastronômica", ter colocado "espaço publicitário"; teria sido mais honesto...

p. s.: pra quem não sabe, mogi é um dos poucos lugares do mundo onde uma loja do mcdonald's, de frente para uma universidade, faliu após alguns meses... não sei se isso é bom ou ruim...

8 comentários:

Unknown disse...

Para alguns entretenimento se resume a "pão", talvez, seja melhor pensar assim... isso nos remete ao mito da caverna, quem terá a ousadia de contar a verdade??? Gabriel!!!! rsrsrsr

Anônimo disse...

realmente, chega a ser impressionante uma cidade no porte de mogi conseguir falir uma lanchonete das maiores redes mundiais!!! e como rede mundial dispensa qq indicação gastronômica.. qm vai dizer que comida industrial deles eh saudável?? temos q ser muito pacientes com as coisas que soh acontecem em Mogi!!

MAO disse...

Gabriel

Hahahaha...

Eu acho fantástico uma cidade "do porte de Mogi" consegui falir um restaurante desse. Indica bom senso da população no que se refere à alimentação...

O ideal é que todas as cidades conseguissem esse grande feito...

Sobre a "dica" gastronômica do jornalista, existe um grande debate surgindo sobre essa mistura de jornalismo com publicidade.

Acredite, tem gente querendo derrubar as barreiras que existem entre essas duas profissões...

Abraço...

Anônimo disse...

Affff... sem comentários rs. "Brochante" hahahaha

Unknown disse...

Gabriel, adorei o que você escreveu e concordo, eles só se importam com o dinheiro que vão faturar através desses tais lanches "matadores de fome" (embora eu, como você, também goste desses lanches, rs)! Beijos

gabtarrago disse...

oi, ericka!!
obrigado pelo comentário...
pois é, temos arranjar mais coisas para matar nossa fome... rsrsrs...
beijos!!

p.s.: bem-vinda ao blog... deixe comentátios também, se quiser, nas postagens antigas, ok?

Anônimo disse...

Concordo com essa dura verdade ... ao mesmo tempo acho que essa verdade eh facilmente aplicada a quase tudo e todos ao nosso redor.

Esperar que Mcdonals se importe com nossa saude ou com nosso bolso eh utopia em minha opiniao.

Aqui nos Estados Unidos eles sao uma peça importante na geracao de empregos e distribuicao de alimentos para familias de media/baixa renda. No Brasil por alguma razao sao restaurantes de um nivel mais elevado.

Na minha vida eles sao extremamente uteis para que eu tenha minha salada boa a barata ... : )

Jaque disse...

As vezes acho que Mogi está mudando no quesito Arte. Fiz quase dez anos de artes Cênicas e de lá pra cá percebi que Mogi não se importa com os talentos mogianos, que mogi não se importa com os jovens, só trás peças de boa qualidade dias de semana, e que pra se divertir aqui culturalmente falando, você precisa de dinheiro e para finalizar fora os parques que são mal aproveitados, temos toda a gama de restaurantes, lanchonetes e similares, enfim...o pão, caríssimo diga se de passagem, pois em Mogi paga-se mal pelo serviços dos trabalhadores, é a forma que se entende de diversão nessa cidade, e um Blog cultural não poderia ser muito diferente disso!abraços