segunda-feira, 3 de agosto de 2009

the world at my keys

.


tudo bem a prefeitura de mogi das cruzes (cidade a 61 km de são paulo) apresentar-se de modo bilíngüe (vou continuar usando trema sim!) a seus visitantes, espalhando placas de indicação turística em português e em inglês por diversos pontos do centro... fazer o quê, culpa do incompreensível expresso turístico (?)... mas essa placa colocada no ciarte (centro de cidadania e arte) me parece uma afronta; ela está somente em inglês e, por não fazer referência ao centro que ali funciona, mas, creio, à sede das autoridades municipais da área de cultura, ficou um tanto quanto nonsense... principalmente para uma secretaria que, supostamente, defende o apoio (ainda que alheio) à cultura popular... ah, e que fique claro: não se trata de xenofobia da minha parte!

p. s.: por iniciativa do marcio (mais brasil espaço de cultura), essa minha pequena reflexão foi publicada em o diário de mogi, em 8 de julho de 2009.
.
.

4 comentários:

beatrice disse...

Olá Gabriel,
Eu sei que já conversamos a respeito... mas... Será que realmente não poderia ter sido considerada a enorme placa na fachada do prédio (em português)não havendo assim a necessidade de se repetir novamente na placa menor??? Poderia ser "Culture Department" o termo encontrado para tradução da sigla "CIARTE" (ainda não sei se isso é uma sigla?)... Bom, de qualquer maneira o que fica claro (e acho que é nesse ponto que concordamos rs) é que essa placa foi um grande equivoco... e acredito que não só esta... mas todas as outras espalhadas agora pela cidade. Existe realmente a necessidade de Mogi das Cruzes se apresentar de maneira bilíngue??? Se apresentar para quem??? E apresentar o quê??? Expresso Turístico??? Que expresso é esse? Que turismo é esse? O que faz de uma cidade um lugar de turismo? Penso naquela nossa conversa sobre as atrações de Curitiba que vc diz terem sido "criadas" pra turista... Ainda nem criamos nada e algumas autoridades já tomaram esse termo para nosso querida Mogi das Cruzes... uma pena...
Bjs

gabtarrago disse...

hum... interessante...
a partir do exemplo da "invenção" da curitiba turística produzida no final da década de 80, temos muito a refletir... acho que muitas cidades podem ser consideradas "turísticas", sem que seja preciso criar obras ou atrações turísticas específicas para este fim... acho que você concorda com isso e creio que seu argumento vai pelo seguinte raciocínio também: o que é preciso que uma cidade faça é valorizar (com ações concretas!) seu patrimônio antes de querer orgulhosamente apresentá-lo como atração turística! certo? (isso inclui, só por exemplo, a cidade não deixar meios de transporte pesado (ônibus) passar bem na frente de sua igreja mais antiga... nem vamos enumerar outras coisas...)
bj!!

gabtarrago disse...

... ou vamos enumerar, né?

Lourenço disse...

...CIARTE é uma sigla (Centro de Cidadania e Arte)...


... o erro é grave mesmo...


até!