terça-feira, 12 de agosto de 2008

zé de riba


mais brasil (mogi das cruzes)
9.ago.2008


sábado, dia 9, fui com algumas amigas ao show no
mais brasil (www.maisbrasilespacodecultura.com.br) de um cabra do maranhão chamado zé de riba; eu já tinha me encantado com o som e letra desse sujeito quando de sua apresentação antes de um show do lenine, ano passado em suzano; lembro que na ocasião eu havia ido lá para ver o cantor/compositor pernambucano, mas teria ficado totalmente satisfeito se tivesse assistido somente ao maranhense...

zé de riba é boa gente e um ótimo artista; ele lançou seu primeiro cd,
reprocesso, em 2006 e tem um merecido (talvez ainda nem tanto...) reconhecimento; seu repertório - algumas composições suas e outras com alguns parceiros - fala de um jeito bem brasileiro de coisas nada diferentes... exemplo disso são as músicas oito pilha hum real, sabe alencar, samba pra bocato e desempregado... já a melódica fuga no. 1 é de uma beleza tão singela e universal que agrada a todos numa primeira audição (o vídeo que postei abaixo dessa música me parece uma montagem "caseira" como tantas que a gente acha no youtube; está aí somente para vocês conhecerem a música... há inclusive alterações indevidas na letra que está nas legendas!);

certo sucesso "global" fez a
verborrágica www.sem, pois andou circulando em alguns programas televisivos na voz da cantora simone (vejam vídeo mais abaixo...), que gravou esta e fuga no. 1 no seu disco seda pura (2001); pelo que o próprio zé de riba disse, sucesso mesmo ele tem feito em suas apresentações fora do brasil ("esse seu jazz é muito louco!", disseram); nada muito inédito em se tratando de bons músicos brasileiros quando no exterior...

ao final da cantoria zé de riba me contou ainda, dessa vez em particular, que se incomodou um pouco com a falação da platéia durante seu show; verdade: parece que algumas pessoas foram lá só para conversar e ouvir música ambiente... logo no
mais brasil!! e que por isso tratou de dar uma bronca "de leve" quando agradeceu ironicamente a atenção que estava recebendo ali de todos... bom, eu faria o mesmo (eu, que estava quase que do lado do palco, não estava conseguindo ouvir direito o que ele cantava...);

paciência também tivemos que ter, depois de zé ter terminado de cantar, para agüentar a campanha política proselitista de certo candidato a prefeito presente no local... pra vocês terem noção, quando cumprimentei o referido candidato com um aperto de mão, dizendo meu nome para me apresentar, tive que ouvir: "eu lembro de você, gabriel"... bem, nem eu lembrava dele! melhor poupar comentários...

zé de riba no humaitá pra peixe



zé de riba - reprocesso



zé de riba - fuga no. 1

zé de riba - reprocesso (ao vivo)

simone - www.sem


Nenhum comentário: