segunda-feira, 7 de julho de 2008

madredeus

reclamaram que estou postando poucas coisas nacionais... verdade!! mas por favor, sem ufanismos, ok?

em todo caso, aos defensores do idioma português, hoje vou falar de um grupo lusitano: o madredeus (que tem esse nome por causa de um bairro de lisboa onde eles começaram);
acho que muitos devem lembrar da música da abertura da mini-série global os maias (2001 - adaptação televisiva da grande obra de eça de queiroz); a música em questão chama-se o pastor, com um belíssimo arranjo de cello...

parece que com a saída da vocalista teresa salgueiro em 2007, o grupo está com futuro incerto; uma pena... mas a obra do madredeus até então já conseguiu se caracterizar como um belo produto
for export das terras de camões... visão capitalista de lado (por favor!), considero as músicas desse grupo como algo transcendente, quase que sacras ou, talvez, aquilo que poderíamos chamar de ecumênicas (e olhem que sou ateu!); são melodias profundas (com letras talvez nem tanto...), com impecáveis performances (= desempenhos) dos instrumentistas e da doce vocalista que soube bem explorar uma imagem emblemática, quase que de santidade (exagero meu?); bom, é claro que isso tudo só vale para quem aprecia também o sotaque daquele povo além-mar (dando o troco, rsrs);

em 1994 o diretor de cinema alemão wim wenders (paris, texas; asas do desejo; faraway, so close!) filmou
sob o céu de lisboa (lisbon story), no qual os integrantes do grupo madredeus interpretavam eles próprios; o argumento do filme é meio besta (um engenheiro de som à procura de um amigo cineasta) mas isso não desqualifica a direção de wenders nem a presença do grupo, responsável "também" pela trilha sonora do filme;

outra curiosidade é que o grupo lançou um disco (me nego a falar cd!) em 2002 com compilações de suas músicas arranjadas eletronicamente por famosos d.j.s europeus, o que causou, segundo informações da mídia, uma certa polêmica entre fãs e críticos, mas que com certeza deve ter agradado os adoradores de putz-putz e bate-estacas de plantão... (faixas desse disco, bem como dos demais trabalhos do grupo, podem ser encontradas facilmente na net);

por fim, preciso desabafar: há cerca de 9 anos atrás (mais precisamente em 23 de setembro de 1999), em uma de suas turnês pelo brasil, madredeus se apresentou em mogi das cruzes, o que me deixa profundamente revoltado! - na época, eu já havia iniciado relações com essa cidade, mas nem fiquei sabendo... aff... naquele ano eu só vinha para a terra do caqui (acho que nunca comi caqui nesta cidade!) às segundas; a apresentação foi numa quinta-feira...

madredeus - ao longe o mar


madredeus - haja o que houver


madredeus - o paraíso


madredeus - graça - a última ciência


madredeus - o pastor / cuidado

Nenhum comentário: