sexta-feira, 27 de junho de 2008

alguém aí não é complexo?

eu não entendo o porquê da expressão "pessoa simples", para se referir a "gente pobre" (meu ex-professor de psicologia social defendia a idéia de que deveríamos falar "empobrecidos", uma vez que ninguém nasce pobre ou é pobre intrinsicamente... concordo!); mas minha bronca é que usar o termo "simples", que por sinal significa o contrário de "complexo" ou de "sofisticado", para caracterizar certas pessoas não me parece algo muito sensato... em geral, quem usa a expressão está tentando um eufemismo para outras expressões, que poderiam ser ofensivas ou desrespeitosas; tem quem fale "pessoa humilde", buscando enfatizar que se trata de um jeito de ser nada prepotente (normalmente "humildes" não humilham os outros, mas também podem estar sendo humilhadas...); ainda que o que esteja por trás sejam aspectos relacionados a comportamentos - por exemplo, pessoas que não ostentam sua riqueza material ou status social, que conversam com todo mundo, são simpáticas e falam sobre coisas do dia-a-dia - me parece que o termo "simples" atropela a noção de que algum ser humano pode não ser complexo; dito de outra forma, como se alguma pessoa pudesse ter uma vida tão tacanha, sem riqueza ou sem as tramas peculiares da existência, que engloba inúmeros processos psicológicos como memória, emoções, pensamentos, desejos e tantos outros eventos públicos ou privados; o famoso psicólogo behaviorista b. f. skinner falava sobre o mundo sob a pele, mas talvez, parodiando stephen hawking, mais justo seria dizer o universo numa casca de pele...

p. s.: bom, vocês já devem estar percebendo que não consigo deixar de lado a psicologia - ou vice-versa...

4 comentários:

Anônimo disse...

Pois é! concordo que muitos eufemismos acabam sendo mais preconceituosos que o próprio preconceito!!!

mas e essa história da psicologia não te largar, heim!?!?!?
ahuihaihaihaihaihaiuai

Unknown disse...

Adorei o texto! Já observei o uso incorreto das palavras "pessoa humilde" para relacionar com pessoas com pouca "grana". Isso pode soar algo preconceituoso, mas o engraçado é que não paramos nem para repensar o signmificado das palavras. Uma pessoa pobre pode ser humilde,ou nada disso. Sim, todos somos complexos e não "simples" ou "humildes"... adorei o texto!

Fabiane Sueme

gabtarrago disse...

lilian e fabi:

pior que eu mesmo, diversas vezes, também me pego usando essas expressões... preconceito é realmente algo difícil de ser vencido... mas temos que lutar!!
beijos!!
gabriel

Unknown disse...

É verdade, usamos essa expressões no dia e a dia e nos damos conta da real essência delas!