quarta-feira, 11 de junho de 2008

vinícula musical: o caso amy winehouse

a mídia é algo muito enigmático... somos bombardados de lixo cultural o tempo todo, sobretudo por enlatados advindos do, como bob marley chamava, babylon system, ou seja, dos norte-americanos estadunidenses (deixemos nossos amigos canadenses em paz!) que se acham donos do mundo; em meio a tanta porcaria, de vez em quando coisas boas se salvam; paulo leminski uma vez teve que dar o braço a torcer quando descobriu a bela e densa literatura de john fante - tanto que chegou a traduzir o, até certo ponto bobinho, agora é que são elas... ainda não decifrei o porquê da tv globo falar tanto dessa cantora inglesa com cabelo de marge simpson chamada amy winehouse; só pode ser por conta do seu envolvimento com algumas drogas não muito lícitas... depois falam que são os tablóides britânicos que adoram um sensacionalismo! bem, deixando essas minhas dúvidas de lado, a questão na qual gostaria de me focar é a qualidade músical dessa cantora, lírica e melodicamente falando... a produção visual do clipes pode até ter inúmeros clichês, com forte apelo comercial, mas até aí tudo bem... a aura retrô é mesmo fascinante! não consigo deixar de lembrar também das vozes daquelas maravilhosas cantoras americanas do pós-guerra, sofrendo ao microfone suas dores amorosas... um pouco mais cruel e nu agora, afinal o zeitgeist (rsrs) é outro...

ah, pra quem não entendeu o título dessa postagem, vou mastigar: winehouse em inglês poderia ser traduzido como "casa do vinho" ou, mais livremente, "vinícula"... um tanto quanto sugestivo, não acham?


2 comentários:

Gabriella Cardozo disse...

A mulher tem uma voz perfeitaaaaaa!!
O resto que se fOda!!
Mas hoje em dia as pessoas ainda não sabem definir o que é bom do que é ruim (estou me refiro a músicalidade dos mesmos!)
O que complica é que a rede globo maniplula, e muito, a cabeça dos telespectadores!
Ma aí turma, procurem conhecer o talento dessa mulher, ok? (tenho certeza que vocês não vão se arrepender!!)

Beijos!


Gaby

gabtarrago disse...

gaby:
amy-a ou deixe-a...
beijos!!
gabriel