segunda-feira, 23 de junho de 2008

sobre aimee e magnolia

dia 20 de maio eu postei - quase que inaugurando este blog (foi a quarta postagem, para ilustrar a terceira, sobre um sonho que tive...) - um clipe de uma música da aimee mann chamada pavlov's bell... na época, eu juro, quase não postei o referido clipe... estava determinado a não fazer nehuma referência à psicologia neste blog, mesmo sabendo que isso nunca será possível... mas, diabos, eu estava já começando o blog com uma música que tem no título o símbolo máximo do condicionamento respondente, princípio de aprendizagem fundamental para a antiga e fracassada proposta de psicologia behaviorista de john b. watson, proposta esta que b. f. skinner logo abandonou para desenvolver seu bem sucedido behaviorismo radical, totalmente apoiado em outra forma de aprendizagem... ops... olha eu aí de novo me empolgando com o assunto!!

enfim, não sei quantos de vocês, ilustres visitantes, conhecem, ouviram falar de ou já escutaram músicas de aimee; trata-se de uma cantora/compositora estadunidense, ex-integrante de uma banda de música pop dos anos 80 chamada
'til tuesday (assim mesmo, com esse apóstrofe no começo) que, felizmente, não fez muito sucesso pelo mundo afora... após sair daquela banda medonha, aimee retornou mais ou menos no miolo dos anos noventa para a tal da carreira solo, completamente diferente (será que ela foi abduzida por e. t.s de algum planeta de bom gosto?) em termos visuais e musicais, bem mais próxima de um estilo country-rock...

o que acho interessante contar aqui, além, é claro, sobre o meu fascínio pela musicalidade e lirismo dessa artista, é o curioso fato do diretor de cinema paul thomas anderson (
there will be blood; boogie nights; cigarettes & coffee além de alguns clipes da cantora fiona apple, sobre quem falarei em outra oportunidade) ter afirmado que escreveu o roteiro do hollywoodiano filme magnolia (aquele um que concorreu ao oscar anos atrás e em qual o sr. tom cruise interpreta um guru sexual) inspirado no disco bachelor n. 2 de aimee; verdade ou não - e mesmo que isso não seja equivalente a dizer que o filme foi feito para a trilha sonora e não o contrário - o fato é que nove das treze faixas musicais da trilha do filme são de aimee!! há, inclusive, uma cena na qual os personagens cantam, em playback, a música save me de aimee... exótico... bem, eu também considero músicas de outros trabalhos dela verdadeiras obras-prima!! vejam as três aí de baixo, por exemplo (a primeira e a terceira são do referido filme)...

quanto ao filme
magnolia, só posso dizer que, além dele conter muita coisa interessante no roteiro, na direção e na interpretação (nem vou falar mais da trilha, né?), é o filme com final mais perturbador que eu já assisti... melhor nem falar sobre... que fiquem curiosos vocês...


aimee mann - save me


aimee mann - the moth


aimee mann - wise up

2 comentários:

Unknown disse...

Não conhecia essa cantora... amei a última canção! Show de bola "Wise Up"!


Fabi Sueme

gabtarrago disse...

"wise up" está no filme magnolia... assista!!
aimee é ótima mesmo...
bj!!
gabriel